clínica-escola odontológica em maringá - pr
"para que sejam resolvidos, os problemas devem ser criados"
paulo mendes da rocha
o projeto arquitetônico do edifício que abrigará a clínica kina considerou duas questões primordiais no agenciamento de seus espaços: o ofício da odontologia e o ensino.
a possível dualidade entre o fazer e o ensinar conduziu-nos à questão da formação continuada tão cara aos profissionais liberais, através de cursos de atualização e aperfeiçoamento ministrados pelos profissionais reconhecidos e avalizados por seus pares.
o projeto pautou-se, portanto, na organização dos espaços para este encontro profissional.
o terreno em meio de quadra na zona 04 está na suave curva da rua rodrigo silva, que se encontra em processo de transformação de uso. com frente noroeste de 14,75 m e área de 592,0 m2 possui forma irregular, ligeiramente aberta para os fundos e topografia descendente em 1,60 metros, é hoje, rodeado por habitações.
a edificação implantada em bloco único, com recuos frontal e posterior, possibilitou-nos a conformação de dois jardins, planos cênicos para o desenvolvimento das atividades.
o acesso de pedestres e veículos a direita do lote configura a praça de acolhimento, espaço que de transição transportará os cidadãos do público ao privado, da cidade ao edifício. a organização espacial se dá em três níveis: o térreo, ligeiramente elevado em relação ao passeio, é aberto para a rua e acolhe as atividades teóricas do ensino, contendo a convivência e diversas outras atividades complementares, incluindo a confraternização. no pavimento superior instalaram-se as funções práticas do oficio da odontologia, seja na personalização do atendimento, seja na complementação das atividades pedagógicas, através dos cursos.
o edifício se desenvolverá em estrutura de concreto armado aparente, e será complementado com matérias como a madeira e o vidro. será dotado de instalações aparentes, como os dutos de ar condicionado e terá plena flexibilidade das instalações, com a previsão de piso elevado no terceiro pavimento.
pretende-se nesse espaço que a composição escolhida, abrigue a imprevisibilidade das ricas e complexas atividades humanas.
ano: 2014
fotos: Jackson Yonegura